C2. O que contém as bases de dados dos Censos do Diretório?

O Diretório possui duas bases distintas: uma Base Corrente e uma Base Censitária. A Base Corrente é a base onde os grupos são registrados no dia-a-dia. Por isso mesmo, diariamente os números dessa base se modificam, pois grupos novos são adicionados, grupos não mais ativos são excluídos. É, assim, uma base de atualização contínua. De dois em dois anos, o CNPq tira uma fotografia da base corrente e prepara um Censo, formando a Base Censitária. Deste modo, a base censitária é fixa e seus números refletem a situação naquela data em que foi fotografada. O Censo mostra números trabalhados e consolidados pelas mais diversas variáveis. Os resultados a partir do censo de 2000 estão disponíveis no portal do Diretório dos Grupos de Pesquisa.
 
As bases censitárias refletem, além do que consta na Base corrente, a produção científica, tecnológica e artística dos grupos, constituída, numa aproximação, pela soma das produções individuais dos seus participantes. Contêm, ainda, informações extraídas de outras bases de dados, como a do Sistema de Fomento do CNPq (bolsistas) e do DATACAPES da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES (docentes da pós-graduação), utilizadas como filtros na busca textual dos grupos.
Os censos apresentam informações quantitativas sobre os grupos em suas diversas dimensões (instituições, áreas predominantes, recursos humanos, produção C,T&A, etc), organizadas em módulos denominados Séries históricas, Súmula estatística e Plano tabular, além de oferecer recursos de buscas textuais sobre as bases de dados. 
Os resultados dos censos estão disponíveis neste Portal, pelo menu ¿Censos¿ ou pelo Painel dos Censos.
 
0 Anexos
6247 Visualizações
Média (0 Votos)
A média da avaliação é 0.0 estrelas de 5.
Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.