C1. O que é o Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa?

É uma "fotografia" da Base corrente do Diretório dos Grupos de Pesquisa, tirada numa freqüência quase sempre bienal para realizar um censo da capacidade instalada de pesquisa no país. Dessa forma, e à medida em que é recorrente, cada grupo é situado no espaço e no tempo. Os censos apresentam informações quantitativas sobre os grupos de pesquisa em suas diversas dimensões (instituições, regiões, unidades da federação, áreas do conhecimento, recursos humanos, produção C,T&A, etc) e oferecem recursos de buscas textuais sobre suas bases de dados

A Base corrente é a base atual do DGP, aberta continuamente para atualizações, composta pelos grupos certificados pelos dirigentes de pesquisa das instituições participantes. Esses grupos estão localizados em universidades, instituições isoladas de ensino superior, institutos de pesquisa científica, institutos tecnológicos, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas estatais ou ex-estatais, e em algumas organizações não-governamentais com atuação em pesquisa.

Os dados nela contidos dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo as empresas do setor produtivo. Essa base é aberta permanentemente para atualizações e inclusões de novos grupos, feitas a partir de um formulário eletrônico padronizado.

0 Anexos
8463 Visualizações
Média (0 Votos)
A média da avaliação é 0.0 estrelas de 5.
Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.