07. Manter Grupo de Pesquisa

(Redirecionado de 12. Manter Grupo de Pesquisa)

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

- Cujo fundamento organizador é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico; no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;

- Cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);

- E que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes. 

A configuração de um grupo de pesquisa é dinâmica, tanto em relação às suas linhas de pesquisa, como em relação aos seus membros (principalmente estudantes, que permanecem no grupo, com esse perfil, por um período mais curto), às parcerias que estabelece com instituições e empresas, etc. Além disso, sempre terão grupos novos a serem cadastrados e grupos que se tornaram inativos a serem excluídos. Desta forma, a necessidade de atualizações é contínua e permanente. 

7.1. Sequência de Passos

                        1º Passo.    Na tela inicial, será apresentada a tabela com os grupos que lidera (ou vazia se não houver nenhum grupo cadastrado), contendo os campos "Nome do grupo", "Instituição", "Área predominante", "Último envio", "Data da situação", "Situação e "Ações". O usuário deverá clicar no botão "Adicionar grupo de pesquisa" ou selecionar a opção "Grupo de Pesquisa" no menu "Formulários" para inserir um novo grupo, ou clicar no ícone "Alterar grupo de pesquisa", localizado na coluna "Ações", para atualizar um grupo já existente. O sistema ainda oferece as ações de "Visualizar espelho do grupo", "Excluir grupo de pesquisa" e "Casos atípicos", que aparece apenas quando há tal ocorrência. (Figura 17).

                        2º Passo.    Será exibida a tela "Dados do Grupo " Identificação" (Figura 18) com os campos "Instituição do grupo" e "Primeiro líder" já preenchidos (se o líder possuir apenas uma instituição vinculada a ele; se não, é preciso selecionar a instituição). Os campos "Nome do grupo", "Ano de formação", "Grande área predominante" e "Área predominante" são de preenchimento obrigatório. Se a instituição do grupo contiver unidades vinculadas a ela, o campo "Unidade" ficará disponível para preenchimento (não obrigatório). O usuário deverá clicar no ícone de "Pesquisar Unidade" e, na tela referida, pesquisar por palavra-chave ou expandir a hierarquia (clicando na setinha ao lado das unidades) para selecionar a unidade desejada (clicando sobre o nome da mesma). O sistema retorna à tela anterior com o campo "Unidade" preenchido e não editável. Para alterar a unidade, pesquisar novamente ou limpar o campo clicando no ícone "". Se não houver nenhuma unidade cadastrada, o campo ficará indisponível (a hierarquia da instituição e as unidades apresentadas são as cadastradas no Diretório de Instituições - DI do CNPq, acessível pelo portal da Plataforma Lattes). Para concluir, clicar na opção "Salvar" e depois em "Próximo".

                        3º Passo.    O sistema exibirá a tela "Dados do Grupo " Endereço/Contato" (Figura 19). Nessa tela, o usuário deverá informar o CEP ou o Endereço (válido nos Correios) e clicar no ícone de "Pesquisar endereço". Os campos obrigatórios serão preenchidos automaticamente, exceto o campo "Número", que deverá ser informado manualmente. Os campos "Complemento" e "Caixa Postal" são de preenchimento opcional. No campo "Localização Georeferenciada", o usuário deverá clicar no ícone de "Localização automática" para carregar os dados da latitude e longitude do endereço informado. Para refinar a localização referente ao CEP ou endereço informado, clicar no ícone "Refinar localização do mapa". No "Contato do Grupo", o usuário deverá preencher os campos obrigatórios "Telefone" e "Email" (e-mail do grupo preferencialmente, ou do líder se não houver um do grupo), sendo os campos "Fax" e "Website" de preenchimento opcional.

                        4º Passo.    O usuário deverá acionar uma das opções: "Salvar", para apenas salvar as informações já preenchidas ou "Próximo", para salvar as informações e dar prosseguimento ao cadastro.

                        5º Passo.    Ao acionar a opção "Próximo", o sistema exibirá a tela "Dados do Grupo - Repercussões" (Figura 20), onde será apresentado o campo "Repercussão do trabalho do grupo", de preenchimento opcional. No campo "Participação em redes de pesquisa", a opção "Não" já virá marcada. Caso selecione a opção "Sim" (Figura 21), o sistema apresentará o campo "Rede de pesquisa", de preenchimento obrigatório, e os campos "Website/blog" e "Sigla", de preenchimento opcional. Feito isso, deverá clicar na opção "Concluir" para adicionar as informações na tabela. Em seguida, poderá "Salvar, Limpar ou Cancelar" o registro. Após salvar, clicar em "Próximo" para prosseguir. O botão "Cancelar" cancela a última operação sem salvar e vai para a tela de "Início", fechando o formulário.

                        6º Passo.    Será exibida a tela "Linhas de Pesquisa " Linha de Pesquisa" (Figura 22), contendo a tabela de linhas já cadastradas (ou vazia se não houver nenhuma inserida) com os campos "Nome da linha de pesquisa", "Dados completos", "Pesquisadores associados" e as "Ações" de visualizar, editar e excluir linha de pesquisa. Se uma linha já cadastrada contiver o valor "Não" na coluna "Dados completos", o usuário deverá editar a linha para completar as informações. Para incluir uma nova linha, clicar no botão "Adicionar linha de pesquisa".

                        7º Passo.    Será exibida a tela com os blocos "Cadastrar Linha de Pesquisa" com os campos "Linha de pesquisa" e "Objetivo da linha de pesquisa" e "Palavras-Chave", onde é possível adicionar palavras novas ou selecionar palavras já existentes na base de dados (Figura 23). O nome da linha de pesquisa e pelo menos uma palavra-chave são informações obrigatórias. O usuário deverá clicar no botão "Próximo" para prosseguir.

                        8º Passo.    Será exibida a tela "Área do Conhecimento da linha de pesquisa", com a tabela de áreas já incluídas (ou vazia se não houver nenhuma área cadastrada) contendo os campos "Ordem", "Grande Área", "Área", "Subárea", "Especialidade" e "Ações" (Figura 24). Cada linha pode ter até 3 áreas informadas e pelo menos uma é obrigatória. O usuário deverá clicar no botão "Adicionar área do conhecimento" para incluir uma área. Feito isso, será apresentada uma tela com as opções "Árvore" ou "Lista". O sistema já vai trazer marcada a opção de "Árvore", onde, ao digitar as primeiras letras, o sistema mostrará às opções de áreas relacionadas à palavra informada. Na opção "Lista", o usuário deverá selecionar a "Grande Área" e, sequencialmente, "Área", "Subárea" e "Especialidade", clicar no botão "Concluir" e depois em "Próximo". A opção de excluir o registro se localiza no campo "Ações".

                        9º Passo.    Será exibida a tela "Setores de aplicação da linha de pesquisa" com a tabela de setores já incluídos (ou vazia se não houver nenhum setor cadastrado) contendo os campos "Ordem", "CNAE", "Seção", "Divisão" e "Ações" (Figura 25). Cada linha pode ter até 3 setores, sendo pelo menos um obrigatório. O usuário deverá clicar no botão "Adicionar Setor de Aplicação" e, na tela "Pesquisar setor de aplicação", selecionar de um até 03 (três) setores, clicando em seguida no botão "Concluir" para finalizar o cadastro. Terá também a opção de limpar os dados apresentados na tela ou, ainda, de cancelar a ação. A pesquisa de setores deve ser feita digitando uma palavra-chave e em seguida clicando no ícone "Pesquisar setor de aplicação" ao lado do campo. Na tela inicial de "Linha de pesquisa", botão Ajuda, há um link para a tabela completa de setores, caso seja necessária uma pesquisa prévia.

                      10º Passo.   Após acionar o botão "Concluir", o sistema retornará para a tela "Linha de Pesquisa", onde o usuário terá disponíveis as ações de "Visualizar linha de pesquisa", "Alterar linha de pesquisa" e "Excluir" uma linha cadastrada. Clicar no botão "Próximo" para continuar.

                      11º Passo.   Será apresentada a tela "Recursos Humanos - Pesquisadores", com a listagem dos pesquisadores já castrados no grupo. Se for um novo cadastro, nesse momento constará apenas o nome do pesquisador líder do grupo, sem nenhuma linha de pesquisa associada (Figura 26). Nesse caso, o usuário deverá clicar no botão "Alterar dados pesquisador", selecionar uma ou mais linhas de pesquisa em que o pesquisador atua, "Adicionar" e "Concluir" (Figura 27 - Tela Alterar Pesquisador). De volta à tela "Pesquisadores", o usuário poderá inserir pesquisador clicando no botão "Adicionar pesquisador", que abrirá a tela "Busca Currículo Lattes". Após a consulta e indicação do pesquisador desejado, o usuário deverá selecionar ao menos uma linha de pesquisa para cada pesquisador adicionado, "Concluir" e depois clicar no botão "Próximo".

                      12º Passo.   Será exibida a tela de "Recursos Humanos - Estudantes" (Figura 28), com a listagem dos estudantes já incluídos no grupo, ou vazia se ainda não houver nenhum cadastrado. O usuário deverá clicar no botão "Adicionar estudante" para abrir a tela "Buscar Currículo Lattes", pesquisar e indicar o estudante desejado. O sistema apresentará então os campos "Orientador" e "Linhas em que atua" (preenchimento obrigatório), para seleção do pesquisador do grupo que orienta o estudante e das linhas em que este atua.  (Figura 29). O usuário deverá clicar no botão "Concluir" para finalizar a inclusão e clicar no botão "Próximo".

                      13º Passo.   Será exibida a tela "Recursos Humanos - Técnicos" (Figura 30). O usuário deverá clicar no botão "Adicionar técnico" para, a partir da opção "Buscar Currículo Lattes", cadastrar um técnico no grupo. Após a seleção o sistema apresentará o campo "Ocupação" (não editável), onde o usuário deverá clicar no ícone "Pesquisar atividade", localizado ao lado do campo, digitar uma palavra-chave (ou apenas uma letra), clicar no ícone "Pesquisar atividade" novamente e selecionar a ocupação mais próxima possível da atividade que o técnico exerce no grupo. Em caso de dificuldade para encontrar a ocupação, clicar no botão "Ajuda", onde há um link para a tabela de Classificação Brasileira de Ocupações " CBO, utilizada neste campo. Clicar em "Concluir" e depois no botão "Próximo".

                      14º Passo.   Será exibida a tela "Recursos Humanos - Colaboradores Estrangeiros" (Figura 32). O usuário deverá clicar no botão "Adicionar Colaborador Estrangeiro" para selecionar um colaborador a partir da consulta na base de Currículos Lattes. Após indicar o colaborador, clicar em "Próximo" para prosseguir o cadastro do grupo (Figura 33).

                      15º Passo.   Será exibida a tela "Parcerias " Instituições Parceiras" com a tabela de instituições parceiras já informadas (ou vazia se não houver nenhuma cadastrada) (Figura 34). O usuário deverá clicar no botão "Adicionar Parcerias" para consultar e selecionar a instituição parceira (Figura 35). Feito isso, serão apresentados os dados da instituição selecionada e os campos "Tipos de relação" e "Formas de remuneração" (ambos de preenchimento obrigatório) (Figura 36). O campo "Unidade" será habilitado se a instituição parceira contiver unidades cadastradas no Diretório de Instituições " DI do CNPq. O usuário poderá, nesse caso, clicar no ícone de "Pesquisar Unidade" e selecionar a unidade desejada (só aparecem para seleção as unidades cadastradas no Diretório de Instituições " DI do CNPq), retornando à tela anterior com o campo "Unidade" preenchido. Após "Concluir", clicar no botão "Próximo".

                      16º Passo.   Será exibida a tela "Equipamentos relevantes", com a opção "Não" selecionada como resposta à pergunta "O grupo de pesquisa possui equipamentos de P&D próprios e que não fazem parte de laboratório/infraestrutura de pesquisa da instituição, com valor superior a R$100 mil?" (Figura 37). Caso o usuário selecione a opção "Sim", o sistema apresentará uma tabela com os equipamentos já inseridos (ou vazia se não houver nenhum), contendo "Nome do equipamento" e as ações "Visualizar", "Alterar" e "Excluir" (Figura 38) e a opção de adicionar "Novo equipamento". Esta opção abrirá a tela "Cadastro de equipamento" com os campos "Equipamento com desenvolvimento ou fabricação própria?", "*Tipo de equipamento", "*Classificação", "*Nome", "Marca", "Modelo", "Especificações", "*Custo da Aquisição", "*Entidade Financiadora", "*Situação do Equipamento", "Estado do equipamento" e "Concorda em disponibilizar esse equipamento para uso por outros pesquisadores mediante agendamento prévio não compulsório?". Os campos precedidos de asterisco são de preenchimento obrigatório (Figura 39). Depois de preenchidos os campos, clicar no botão "Concluir" para adicionar o novo registro à lista de equipamentos cadastrados. Em seguida, clicar no botão "Próximo".

                      17º Passo.   Será exibida a tela "Software relevante" com a opção "Não" selecionada no campo "O grupo de pesquisa possui softwares utilizados nas atividades de P&D?" (Figura 40). Caso o usuário selecione a opção "Sim", o sistema apresentará o botão "Adicionar software" e uma tabela com a relação de softwares já incluídos (ou vazio se não houver nenhum cadastrado) contendo o campo "Nome do software" e as ações "Visualizar", "Alterar" e "Excluir" (Figura 41). A opção "Adicionar software" abrirá a tela de cadastro de softwares, com os campos "Software de desenvolvimento próprio?", "*Tipo de licenciamento", "*Classificação", "*Nome", "Versão", "Modelo", "Especificações", "*Custo de Licenciamento" e "*Entidade Financiadora" e "Concorda em disponibilizar esse software para uso por outros pesquisadores mediante agendamento prévio não compulsório?", sendo de preenchimento obrigatório os campos precedidos por um asterisco. (Figura 42). Após preencher os campos, clicar no botão "Concluir", para adicionar o equipamento à lista de equipamentos cadastrados.

                      18º Passo.   Enviar o grupo ao CNPq. Para que o grupo fique disponível para a certificação do Dirigente institucional (se for um grupo novo), ou para atualizar, na Base corrente, as informações anteriores de um grupo já certificado, o usuário deverá clicar no botão "Enviar ao CNPq". Um grupo novo, ou um já existente que foi editado pelo líder e não enviado ao CNPq fica "Em preenchimento". Um grupo nessa situação, mesmo se já certificado anteriormente, não participa de censos do Diretório.

7.2. Importante Saber

1 - O cadastro de um grupo de pesquisa só pode ser efetuado por um usuário com o perfil de Líder (primeiro líder) em uma instituição, ou seja, por um usuário que tenha sido cadastrado como líder pelo Dirigente ou Assessor de pesquisa da sua instituição.

2 - Na tela Endereço/Contato o usuário deverá informar um CEP ou um endereço válido nos Correios e clicar no ícone "Pesquisar endereço" para que os campos sejam automaticamente preenchidos, exceto o campo "Número", que deverá ser preenchido manualmente.

3 - Na tela Endereço/Contato o usuário deverá clicar no botão "Localização Georeferenciada", para que o campo seja preenchido.

4 - Na tela Endereço/Contato, caso o usuário poderá clicar no botão "Refinar Localização no Mapa" para indicar o local do endereço no "Google Map".

5- Na tela Áreas do conhecimento da linha de pesquisa, é possível cadastrar uma nova Subárea ou Especialidade pela opção "Lista". Depois de selecionar a Grande área e a Área, selecionar "Outra" no campo Subárea ou Especialidade para descrever uma nova, não existente na tabela de áreas do conhecimento. 

6- O botão vermelho em um item do menu do formulário significa que existe um ou mais campos obrigatórios não preenchidos. Nesse caso, clicar no item correspondente e complementar as informações faltantes.

7- Situações em que os grupos podem ficar:

- Um grupo enviado pela primeira vez pelo líder fica na base de dados na situação "Aguardando certificação";

- Um grupo já certificado que é atualizado pelo líder e enviado novamente não requer nova certificação, exceto quando há mudança de primeiro líder. Nesse caso, fica na situação "Aguardando certificação" até que o Dirigente ou Assessor o certifique novamente;

- Um grupo novo, ou um grupo em qualquer situação que esteja sendo alterado pelo líder, ainda não enviado ao CNPq fica na situação "Em preenchimento";

- Um grupo com "Certificação negada" pode ser alterado pelo líder e enviado novamente, alterando sua situação "Aguardando certificação";

- Um grupo "Certificado" que completar 12 meses sem nenhuma atualização (ou envio) terá sua situação alterada, automaticamente, para grupo "Não-atualizado". Ao ser atualizado e enviado pelo líder, o grupo volta para a situação de "Certificado", exceto quando há de mudança de líder;

- Um grupo que foi "Excluído" pelo líder (ou pelo CNPq, de acordo com as regras de validade de grupos, explicitadas no Faq do Portal do DGP) não tem como ter a situação alterada ou revertida. Se o líder excluir um grupo por engano, terá que cadastrar o grupo novamente.

 

7.3. Telas

Figura 17 - Tela Inicial do Grupo de Pesquisa

Figura 18 - Tela Identificação

Figura 19 - Tela Endereço/Contato

Figura 20 - Tela Repercussão opção "Não"

 

Figura 21 - Tela Repercussão opção "Sim"

 

 

Figura 22 - Tela Linha de Pesquisa

 

Figura 23 - Tela Cadastrar Linha de Pesquisa

Figura 24 - Tela Área de Conhecimento

 

Figura 25 - Tela Setor de Aplicação

Figura 26 - Tela Pesquisadores

 

Figura 27 - Tela Alterar Pesquisador

Figura 28 - Tela Estudantes

 

Figura 29 - Tela Estudantes Selecionados

Figura 30 - Tela Listar Técnicos

 

Figura 31 - Tela Técnicos Selecionados

Figura 32 - Tela Colaboradores Estrangeiros

 

Figura 33 - Tela Colaborador Estrangeiro Selecionado

Figura 34 - Tela Parcerias

 

Figura 35 - Tela Pesquisar Parcerias

Figura 36 - Tela Dados da Parceria

Figura 37 - Tela Equipamentos Relevantes opção "Não"

 

Figura 38 - Tela Equipamentos Relevantes opção "Sim"

Figura 39 - Tela Adicionar equipamentos relevantes

 

Figura 40 - Tela Software Relevantes opção "Não"

 

Figura 41 - Tela Software Relevantes opção "Sim"

Figura 42 - Tela Adicionar Software Relevantes

0 Anexos
57434 Visualizações
Média (0 Votos)
A média da avaliação é 0.0 estrelas de 5.
Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.